3 de 3 produtos cadastrados na categoria Clássicos da educação

Autor: Gilberto Luiz Alves

De R$46,00

Por R$10,00

Nº da Edição: 1ª Edição (2010)

Isbn: 978-85-7496-231-3

Dimensões: 14x21 cm

Disponibilidade: Em estoque

Calcular frete:

De R$46,00

Por R$10,00

Neste livro estão reunidos dois textos clássicos de Condorcet ainda praticamente desconhecidos no Brasil. O primeiro é o Rapport et projet de décret sur I'organisation générale de I'instruction publique, o mais importante documento político sobre a instrução pública da Revolução Francesa. A presente versão reproduz o texto organizado por Ferdinand Buisson, que escoimou o documento de sus aspectos dispensáveis e de menor importância. Quanto a Réflexions et notes sur I'éducation, manuscrito praticamente desconhecido até o início da década de 1980, por um desses acontecimentos raros que brindam a investigação rigorosa, caiu nas mãos de uma pesquisadora italiana, Manuela Albertone, entusiasta dos estudos setecentista. Em seguida, com a autorização da Biblitèque de I'Institut de France, de Paris, que conserva o manuscrito, organizou sua publicação, viabilizada pelo Istituto per gli Studi Filosofici.

Apresentação

Gilberto Luiz Alves

Relatório e Projeto de Decreto sobre a Organização Geral da Instrução Pública, Apresentados à Assembléia Nacional em Nome do Comitê de Instrução Pública em 20 e 21 de Abril de 1792

Reflexões e Notas sobre a Educação

Introdução

Fani Goldfarb Figueira

MS 884, FF. 33-48 - Reflexões e Notas sobre a Educação

Capítulo 1

MS 884, FF. 3-12 - Fragmento sobre a Educação das Crianças

Capítulo 2

MS 884, FF. 13-32 - Série de Pequenos Resumos sobre a História da Educação; Provavelmente Modelo de Livros Infantis que C. Voulait Publicou

Capítulo 3

MS 884, FF. 54-58 - Sobre a Instituição (sobre a emulação e os prêmios a instituir)

Capítulo 4

MS 884, F. 312 - Plano

Capítulo 5

MS 884, 60-62 - (2ª parte) Sobre a Instrução - Estudos Superiores

Capítulo 6

MS 884, FF. 150-151 - Fragmento de uma Carta sobre a Opinião - Reflexões sobre a Consciência e a Educação Moral

Capítulo 7

MS 884, FF. 153-154 - Relatório sobre um Concurso (tema: Melhor Livro de Moral para as Crianças)

Gilberto Luiz Alves é doutor em filosofia e história da educação pela Unicamp. Professor do curso de mestrado de meio ambiente e desenvolvimento regional da Universidade Anhanguera - UNIDERP. É autor de livros publicados pela editora Autores Associados, a exemplo de O pensamento burguês no Seminário de Olinda: 1800-1836; A produção da escola pública contemporânea e O trabalho didático na escola moderna: formas históricas. Organizou, ainda,  o livro Educação no campo: recortes no tempo e no espaço. Integra grupo de pesquisa que vem estudando os instrumentos de trabalho na organização do trabalho didático.

Autor: Gilberto Luiz Alves

ISBN: 978-85-7496-231-3