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Cadernos de Pesquisa (nº 159)

Cadernos de Pesquisa (nº 159)

Organização: Fundação Carlos Chagas


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Volume: 46

Número: 159

Mês / Ano: Jan/Mar 2016

Issn: 0100-1574



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EDITORIAL


TEMA EM DESTAQUE

Estudos sobre o conhecimento escolar: tendências e perspectivas

 

APRESENTAÇÃO

Roberto Rafael Dias da Silva, Cláudia Valentina Assumpção Galian

 

POR QUE O CONHECIMENTO É IMPORTANTE PARA AS ESCOLAS DO SÉCULO XXI?

Michael F. D. Young

 

POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL:

DESFIGURAMENTO DA ESCOLA E DO CONHECIMENTO ESCOLAR

José Carlos Libâneo

 

PARA A NOÇÃO DE TRANSFORMAÇÃO CURRICULAR

José Augusto Pacheco

 

RELAÇÕES ENTRE CONHECIMENTO ESCOLAR E LIBERDADE

Newton Duarte

 

CONHECIMENTO ESCOLAR E EMANCIPAÇÃO:

UMA LEITURA PÓS-FUNDACIONAL

Carmen Teresa Gabriel

 

NORBERT ELIAS E O CONHECIMENTO:

CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE SOBRE O CURRÍCULO

Maria das Mercês Ferreira Sampaio,

Cláudia Valentina Assumpção Galian

 

CURRÍCULO, CONHECIMENTO E TRANSMISSÃO CULTURAL:

CONTRIBUIÇÕES PARA UMA TEORIZAÇÃO PEDAGÓGICA CONTEMPORÂNEA

Roberto Rafael Dias da Silva

 

ARTIGOS

 

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA ESCALA DE VALORES SOCIOMORAIS

Marialva Rossi Tavares, Maria Suzana De Stefano Menin,

Patrícia Unger Raphael Bataglia, Telma Pileggi Vinha,

Luciene Regina Paulino Tognetta, Raul Aragão Martins,

Adriano Moro

 

EL PAPEL DE LA INSPECCIÓN EDUCATIVA EN LOS PROCESOS DE CAMBIO

Héctor Monarca, Noelia Fernández-González

 

PROPOSTAS PEDAGÓGICAS EM LIVROS DIDÁTICOS:

REFLEXÕES SOBRE A PSEUDOFORMAÇÃO

Maria Terezinha Bellanda Galuch, José Leon Crochík

 

CONSTRUIR E MOBILIZAR CONHECIMENTOS NUMA RELAÇÃO CRÍTICA COM OS SABERES

Marcel Crahay, Géry Marcoux


A Fundação Carlos Chagas é uma instituição privada sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública nos âmbitos federal, estadual e municipal, dedicada à avaliação de competências cognitivas e profissionais e à pesquisa na área de educação. Fundada em 1964, expandiu rapidamente suas atividades, realizando, em todo o Brasil, exames vestibulares e concursos de seleção de profissionais para entidades privadas e públicas. A partir de 1971, com a criação do Departamento de Pesquisas Educacionais, desenvolve um amplo espectro de investigações interdisciplinares, voltadas para a relação da educação com os problemas e perspectivas sociais do país. Com a expansão das atividades desse Departamento ao longo dos anos, em maio de 2009 foi instituída a Superintendência de Educação e Pesquisa incorporando a pesquisa e os demais setores relacionados à educação.


Editora Autores Associados

Co-Edição: Fundação Carlos Chagas

ISSN: 0100-1574

Volume: 46

Edição: Jan/Mar (2016)

Número: 159

Peso: 0,59 kg

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