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Cadernos de Pesquisa (nº 156)

Cadernos de Pesquisa (nº 156)

Organização: Fundação Carlos Chagas


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Volume: 45

Número: 156

Mês / Ano: Abr/Jun 2015

Issn: 0100-1574



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Editorial

Temas em destaque: Representações sociais e desafios contemporâneos

Apresentação: Representações socaiis e desafios contemporâneos
Lucas Villas Bôas, Adelina Novaes

História, memória e representações sociais: por uma abordagem crítica e interdisciplinar
Lúcia Villa Bôas

Entre a história e a memória, o estudo psicossocial das memórias históricas
Celso Pereira de Sá

Representaciones sociales del pasado y rituales de justicia transicional en América Latina
Maitane Arnoso Matínez, Dario Páez Rovira, Manuel Cárdenas, Elena Zubieta, Agustin Espinosa, Marian Bilbao

Psicologia, produção subjetivante e modos políticos: pistas conceituais da teoria ator-rede
Arthur Arruda Leal Ferreira

Problemáticas psicossociais da abordagem da noção de sujeito
Denise Jodelet

Subjetividade social docente: elementos para uma debate sobre "políticas de subjetividade"
Adelina Novaes

Identidad personal y subjetividad social: educación y constitución subjetiva
Susana Seidman

Representações sociais, subjetividade e aprendizagem
Mohamed Chaib 

Aprendizaje basado en problemas en la formación de psicólogos
Carolina Iturra Herrera e Tatiana Canales Opazo

Integralidade e intersetorialidade nas práticas psicológicas: um relato de experiência
Bibiana Altenbernd, Mariana Barcinski, Helena Salgueiro Lermen

Diários de aula e portfólios como instrumentos metodológicos da prática educativa em artes visuais
Leonardo Verde Charréu e Marilda Oliveira de Oliveira 

Resenhas

Educação intercultural como prática da liberdade
André Márcio Picanço Favacho

Discurso e análise do discurso: (para além de) uma introdução
André William Alves de Assis, Raquel Tiemi Masuda Mareco e Tatiana Emediato Corrêa

Instruções a autores 


A Fundação Carlos Chagas é uma instituição privada sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública nos âmbitos federal, estadual e municipal, dedicada à avaliação de competências cognitivas e profissionais e à pesquisa na área de educação. Fundada em 1964, expandiu rapidamente suas atividades, realizando, em todo o Brasil, exames vestibulares e concursos de seleção de profissionais para entidades privadas e públicas. A partir de 1971, com a criação do Departamento de Pesquisas Educacionais, desenvolve um amplo espectro de investigações interdisciplinares, voltadas para a relação da educação com os problemas e perspectivas sociais do país. Com a expansão das atividades desse Departamento ao longo dos anos, em maio de 2009 foi instituída a Superintendência de Educação e Pesquisa incorporando a pesquisa e os demais setores relacionados à educação.


Editora Autores Associados

Co-edição: Fundação Carlos Chagas

ISSN: 0100-1574

Volume: 45

Edição: Abri/Jun (2015)

Número: 1556

Peso: 0,462g

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