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Cadernos de Pesquisa (nº 155)

Cadernos de Pesquisa (nº 155)

Organização: Fundação Carlos Chagas


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Volume: 45

Número: 155

Mês / Ano: Jan/Mar 2015

Issn: 0100-1574



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Editorial
Temáticas e abordagens metodológicas
Moysés Kuhlmann Júnior
Artigos
Deficiência múltipla: formação de professores e processos de ensino-aprendizagem
Márcia Denise Pletsch
Escrita de resumos e estratégias de autorregulação da aprendizagem
Ana Margarida da Veiga-Simão; Lourdes Maria Bragagnolo Frison; Rejane Flor Machado
Núcleo de significação: uma proposta histórica-dialética de apreensão das significações
Wanda Maria Junqueira de Aguiar; Júlio Ribeiro Soares; Virgínia Campos Machado
Pesquisa-ação educacional: preocupação temática, análise e interpretação crítico-reflexiva
Elena Maria Mallmann
De mestre de ensino a formadores de campo no estágio supervisionado
Larissa Cerignoni Benites; Flavia Medeiros Sarti; Samuel de Souza Neto
Gestão de recursos para manutenção e desenvolvimento do ensino na esfera municipal
Maria Dilnéia Espíndola Fernandes; Solange Jarcem Fernandes,
Precarização do trabalho docente numa escola de rede privada do subúrbio carioca
Angela Cristina Fortes Iório; Isabel Alice Oswald Monteiro Lelis
Escola e status social em Cachoeira do Campo/MG no século XIX
Marcus Vinícius Fonseca
Gêneses de uma escola católica e estratégias femininas no maranhão novecentista
Maria Aparecida Corrêa Custódio
A beleza das meninas nas “Dicas de Barbie”
Ivana Guilherme Simili; Michely Calciolari de Souza
Resenhas
Qualidade na educação infantil e avaliação de contexto: experiências italianas de participação
Gioconda Ghiggi
Teoria Queer e as diferenças
Henrique Luiz Caproni Neto


A Fundação Carlos Chagas é uma instituição privada sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública nos âmbitos federal, estadual e municipal, dedicada à avaliação de competências cognitivas e profissionais e à pesquisa na área de educação. Fundada em 1964, expandiu rapidamente suas atividades, realizando, em todo o Brasil, exames vestibulares e concursos de seleção de profissionais para entidades privadas e públicas. A partir de 1971, com a criação do Departamento de Pesquisas Educacionais, desenvolve um amplo espectro de investigações interdisciplinares, voltadas para a relação da educação com os problemas e perspectivas sociais do país. Com a expansão das atividades desse Departamento ao longo dos anos, em maio de 2009 foi instituída a Superintendência de Educação e Pesquisa incorporando a pesquisa e os demais setores relacionados à educação.


Editora Autores Associados

Co-edição: Fundação Carlos Chagas

ISSN: 0100-1574

Volume: 45

Edição: Jan/Mar (2015)

Número: 155

Peso: 0,475g

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