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Cadernos de Pesquisa (nº 154)

Cadernos de Pesquisa (nº 154)

Organização: Fundação Carlos Chagas


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Volume: 44

Número: 154

Mês / Ano: Out/Dez 2014

Issn: 0100-1574



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Editorial

Gisela Lobo B. P. Tartuce

Tema em Destaque

Apresentação: Epistemologias do conhecimento e saber profissionais

Vera Lúcia Bueno Fartes

Hierarquias de conhecimento e saber profissional

Telmo H. Caria

Comunidades de saber: cadete entre Moçambique e Portugal

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A cultura profissional dos grupos de pesquisa nos institutos federais: uma comunidade de práticas?

Vera Lúcia Bueno Fartes

Trabalho social e intervenção social na França: o estado do conhecimento

Stéphane Rullac

Outros Temas

A contribuição da análise das práticas para a profissionalização dos professores

Richard Wittorski

Ensino profissional: o grande fracasso da ditadura

Luiz Antônio Cunha

Os professores da educação profissional: saberes e práticas

José Ângelo Gariglio, Suzana Lana Burnier

Docentes principiantes e os processos de recontextualização em contextos de vulnerabilidade

Luis Ajagan Lester, Gonzalo Sáez, Carlos Muñoz, Guillermo Rodríguez, Rodrigo Cea Córdova

A crise do projeto diretivo subnacional da educação chilena

Sebastián Donoso-Díaz, Nibaldo Benavides M.,  Margarita Retamal T., Graciela Urra G.

O discurso pedagógico oficial na Argentina (2003-2013): trabalho docente e igualdade

Alejandro Vassiliades

Pesquisa educacional e experiência humana na perspectiva hermenêutica

Cláudio A. Dalbosco

Método clínico-crítico e etnografia em pesquisas sobre conhecimentos sociais

Mariana Inés García Palacios, José Antonio Castorina

Cadernos de Pesquisa: psicologia e educação no ensino e aprendizagem escolar

Juliana Barbosa Consoni, Roseli Rodrigues de Mello

Que princípio de justiça para a educação básica?

Vanda Mendes Ribeiro

Agradecimentos a pareceristas

Vários autores


A Fundação Carlos Chagas é uma instituição privada sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública nos âmbitos federal, estadual e municipal, dedicada à avaliação de competências cognitivas e profissionais e à pesquisa na área de educação. Fundada em 1964, expandiu rapidamente suas atividades, realizando, em todo o Brasil, exames vestibulares e concursos de seleção de profissionais para entidades privadas e públicas. A partir de 1971, com a criação do Departamento de Pesquisas Educacionais, desenvolve um amplo espectro de investigações interdisciplinares, voltadas para a relação da educação com os problemas e perspectivas sociais do país. Com a expansão das atividades desse Departamento ao longo dos anos, em maio de 2009 foi instituída a Superintendência de Educação e Pesquisa incorporando a pesquisa e os demais setores relacionados à educação.


Editora Autores Associados

Co-edição: Fundação Carlos Chagas

ISSN: 0100-1574

Volume: 44

Edição: Out/Dez (2014)

Número: 154

Peso: 0,715g

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