15 de 37 produtos cadastrados na categoria Armazém do Ipê

Próximo »  

Projetos de pesquisa: estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula

Projetos de pesquisa: estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula

Autor: Jorge Santos Martins


R$49,00







Nº da Edição: 2ª Edição (2007)

Nº de Páginas: 186

Isbn: 978-85-7496-128-6

Dimensões: 16x23 cm



Disponibilidade: Em estoque


Dúvidas ?
 
 


Calcular frete:

Formas de pagamento:

 

R$49,00

Parcele em até 3x sem juros
1x de R$49,00
2x de R$24,50
3x de R$16,33


 

Diante do rápido e espantoso avanço da tecnologia que se amplia dia a dia a serviço do homem, torna-se premente a necessidade de (re)pensar a maneira de ensinar e o papel do professor nesse processo.
Os alunos não se contentam mais com os conteúdos que lhes são oferecidos, nem com os tradicionais procedimentos pedagógicos usados nas práticas escolares. Eles querem participação dinâmica no processo de aprendizagem, envolvimento interativo, mais desafios à sua inteligência e propostas que os motivem na busca e investigação de respostas que sejam significativas e possam dar-lhes informações para o que vêem, observam e ouvem diariamente na mídia e a seu redor. Para tanto, será preciso redirecionar os métodos didáticos e descobrir caminhos novos para dar aquilo que lhes interessa saber, e nada melhor que trabalhar e ensinar com projetos didáticos de pesquisa em sala de aula.


A prospectiva na educação

Apresentação

Introdução

Princípios básicos de apoio

Parte I 

Conhecimento e ciência

Modalidades de conhecimento

O homem consumidor e produtor de conhecimentos

A ciência através dos tempos

A pedagogia de projetos

Mas o que significa “projeto”?

O professor como condutor de projetos escolares

“Pesquisa”, palavra mágica

A estratégia dos “porquês”

O aluno e os projetos escolares

O que os alunos devem pesquisar

Ensinar a observar e a pensar

Incentivar a investigar

Parte II

A escola e o futuro

O uso de projetos na escola

É preciso mudar para renovar

A função do professor é indispensável

“Educar pela pesquisa”

Pesquisa sem orientação não funciona

Praticando a teoria

O que é projeto escolar de pesquisa?

Planejamento de projeto escolar de pesquisa

Trajetória da pesquisa

Um exemplo prático de projeto de pesquisa

Socializar e avaliar

Parte III

Informações técnicas complementares

Noções básicas de metodologia da ciência

O método científico e seus processos

A pesquisa científica e suas finalidades

Planejamento de pesquisa

Redação de trabalhos científicos

Relatório final e apresentação do trabalho

Conclusão

Glossário

Bibliografia referenciada

Bibliografia recomendada

Anexos

Sobre o autor


Jorge Santos Martins é bacharel e licenciado em letras neolatinas e completou o mestrado em linguística e semiologia na PUC-Campinas. Fez cursos de especialização na Itália e lecionou por longo tempo em universidades de São Paulo, de Brasília e da Bahia.
De 2003 a 2005 dirigiu como tutor o curso normal superior da Uniararas, em Serra Negra, para professores municipais da região, dedicando-se ainda à orientação de monografias e ensino de metodologia da pesquisa. Já escreveu livros na área da educação e tem outros preparados para publicação. 


Editora Autores Associados

Autor: Jorge Santos Martins

ISBN: 978-85-7496-128-6

Edição: 2ª edição (2007)

Número de páginas: 186

Formato: 16x23 cm

Peso: 0,310g

Dúvidas?

Mandar uma dúvida

Nenhuma dúvida cadastrada.


Mandar sua dúvida

* Campos Obrigatórios

 
    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$49,00
2 x R$24,50
3 x R$16,33
   

Desenvolvido por Lógica Digital Lógica Digital