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Platão e o debate educativo na Grécia clássica

Platão e o debate educativo na Grécia clássica

Autora: Lidia Maria Rodrigo


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Nº da Edição: 1ª edição (2014

Nº de Páginas: 144

Isbn: 978-85-62019-13-5

Dimensões: 16x23cm



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A obra, dividida em quatro capítulos, apresenta uma leitura interpretativa sobre a filosofia da educação na Grécia clássica – séculos V e IV a. C. -, tomando como fio condutor o pensamento de Platão e sua inserção no debate com as forças educativas do seu tempo. O primeiro capítulo mostra que o termo paideia comporta ideias divergentes sobre a educação. Discorre sobre as três grandes concepções de paideia que coexistiram na Grécia clássica: a da poesia, a da sofística e a da filosofia socrático-platônica. A visão platônica sobre esses debates encontra-se registrada nos diálogos do autor e, com base neles, é feito o estudo da sua crítica à poesia e à sofística, abordadas no segundo e terceiro capítulos. O quarto e último capítulo examina a influência de Sócrates e as principais teses que compõem os ideais político-educativos de Platão: a correlação entre a estrutura interna do homem e a do Estado, a relação entre virtude e conhecimento, a teoria dos dois mundos e suas respectivas formas de conhecimento, assim como o processo de educação da alma. No debate educativo do período, fica implícito que cada uma dessas diferentes concepções carregava consigo a convicção de ser portadora da solução ideal para a formação do homem grego. Isso explica a atenção e o espaço que Platão reservou em suas obras ao exame crítico das pretensões educativas da poética e da sofística; o confronto com as duas grandes potências educativas do seu tempo buscava criar condições para tornar hegemônica sua concepção filosófico-educacional.


Prefácio

Introdução

I. O debate educativo na Grécia clássica 

1. As diferentes perspectivas sobre a paideia como formação do homem

2. Caráter educativo da poesia

3. Educação sofística: retórica e política

4. Paideia filosófica: o pensamento socrático-platônico

II. A crítica de Platão à função educativa da poesia

1. Os filósofos e as representações míticas

2. Função da poesia na educação do guardião

3. Exclusão da poesia na educação do filósofo

4. Antagonismo entre a lógica racional e a ambiguidade do mito

III. A interpretação platônica da sofística

1. A leitura platônica dos sofistas

2. Poder e sedução das palavras: o ensino da retórica

3. A virtude pode ser ensinada?

4. A teoria do homem-medida e o relativismo de Protágoras

IV. A filosofia e os ideais político-educativos de Platão

1. Influência do método de Sócrates

2. Correlação entre as partes do Estado e os pares da alma: a noção de virtude

3. Virtude e conhecimento: a seleção dos melhores

4. Mundo sensível, mundo inteligível e suas respectivas formas de conhecimento

5. O mito da caverna: uma alegoria do processo de educação da alma

Considerações finais

Referências

Sobre a autora


Lidia Maria Rodrigo é livre-docente em filosofia da educação pela Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, é doutora em filosofia pelo IFCH-Unicamp e professora no Departamento de Filosofia e História da Educação da FE-Unicamp, vinculada aos Grupos de Estudos e Pesquisas Senso e Paideia. Seu livro Filosofia em sala de aula compõe o PNBE do professor de 2013.


Editora Autores Associados

Autora: Lidia Maria Rodrigo

ISBN: 978-85-62019-13-5

Edição: 1ª Edição (2014)

Páginas: 144

Formato: 16x23 cm

Peso: 0,230g

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