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Os fora de série na escola

Os fora de série na escola

Autor: Carlos Roberto Jamil Cury


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Nº da Edição: 1ª Edição (2005)

Nº de Páginas: 90

Isbn: 85-7496-143-4

Dimensões: 16x23 cm



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Eles estiveram muito tempo fora, fora das séries escolares. Estiveram fora da escola. Separados em escolas especiais ou em salas especiais, não se “misturavam” com os da série na escola. Após muita luta, após avanços sucessivos, após o reconhecimento dos direitos de igualdade, a sociedade e a legislação vêm reconhecendo a especificação de direitos entre os quais estão os das pessoas com necessidades educacionais especiais. A entrada educacional desses fora de série deve ser, como de todo e qualquer cidadão, na escola. Esse é o primeiro passo. Mas não pode ser fora das salas comuns das escolas comuns. De onde advém o fundamento desse direito pelo qual determinadas políticas educacionais estão sendo implementadas? Quais suas condições? Essas e outras perguntas são a principal motivação deste livro, que, no fundo, acaba por reconhecer que todos são fora de série, todos devem estar na escola com qualidade. Os administradores e gestores da educação escolar dos sistemas, os professores dos cursos de licenciatura, de pedagogia, do ensino normal superior e do ensino normal médio poderão aqui encontrar conteúdos para um encaminhamento de uma escola que só com base na igualdade pode acolher a diferença.


Capítulo 1: Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença
- A instrução primária lentamente ganha destaque
- O Estado como provedor de instrução primária
- A conquista de direitos na Europa e nos países colonizados
- A dialética entre o direito à igualdade e o direito à diferença na educação escolar como dever do Estado e direito do cidadão
Capítulo 2: Direito à diferença: um reconhecimento legal
- Elementos histórico-sociais
- Em busca da democracia
- Como todo esse estuário desaguou na Constituição Federal?
- A Constituição Federal e a Lei da Educação Nacional
Capítulo 3: Um parecer, uma resposta
- A educação inclusiva em discussão
- Considerações do parecer CNB/CEB n. 4/2002
- Todos nós somos pessoas com necessidades
- Sobre classes especiais transitórias, o papel da família, sala comuns, o currículo, a formação dos professores e o espaço físico
Capítulo 4: Da diferença e da igualdade
- Igualdade e diferença
- Brasil: entre uma legislação avançada e a redução das desigualdades
Referências bibliográficas
Sobre o autor


Carlos Roberto J. Cury formou-se em filosofia em 1971 pelas Faculdades Medianeira. Fez seu mestrado pela PUC-SP (1977) sob orientação do professor Casemiro dos Reis Filho e seu doutorado (1979) sob orientação do professor Dermeval Saviani. Entre 1978e 2000, tornou-se professor da Faculdade de Educação da UFMG, da qual é professor titular (aposentado) e professor emérito. Atualmente é professor do Programa de Pós--Graduação em Educação da PUC-MG.


Editora Autores Associados

Autor: Carlos Roberto Jamil Cury

ISBN: 85-7496-143-4

Edição: 1ª edição (2005)

Número de páginas: 90

Formato: 16x23 cm

Peso: 0,160g

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