10 de 37 produtos cadastrados na categoria Armazém do Ipê

Próximo »  

Ensino de ciências: abordagem histórico-crítica

Ensino de ciências: abordagem histórico-crítica

Autor: César Sátiro dos Santos


De R$31,00

Por R$10,00







Nº da Edição: 2ª Edição (2012)

Nº de Páginas: 88

Isbn: 978-85-7496-130-9

Dimensões: 16x23 cm



Disponibilidade: Em estoque


Dúvidas ?
 
 


Calcular frete:

Formas de pagamento:

 

De R$31,00

Por R$10,00

Parcele em até 3x sem juros
1x de R$10,00
2x de R$5,00
3x de R$3,33


 

Como professores em ação, perguntamo-nos: Quem somos? O que fazemos? Qual a importância do nosso trabalho e como realizá-lo? Quais as razões e qual a estratégia de ação? São estas as questões que direcionaram este estudo e às quais tento responder neste trabalho, no qual defendo a viabilidade estratégica da pedagogia histórico-crítica como instrumento para o ensino de ciências. Seus cinco passos constituem uma ferramenta flexível e revolucionária capaz de situar o professor como agente de transformações sociais e colocar à sua disposição uma metodologia adequada para o trabalho em sala de aula.


Introdução
Capítulo I: Pedagogia histórico-crítica 
Pedagogia histórico-crítica: superação
Pedagogia histórico-crítica: uma pedagogia
Os cinco passos da pedagogia histórico-crítica
Capítulo II: Fundamentos do método
Um pouco do marxismo
Dialética, alienação e ensino
Histórico da dialética
A totalidade
Quantidade e qualidade
Dimensões imediata e mediata
Contradições
As leis da dialética
Capítulo III: Ensino de ciências e pedagogia histórico-crítica
Concepções de ciência
Os problema e o conhecimento clássico
Resolução de problemas?
A visão externalista de ciência
Os pressupostos da ciência externalista
Racionalidade
Uma breve comparação
Uma pedagogia para o avanço
Tendência em ensino de ciências e pedagogia histórico-crítica
Passos para a emancipação
Capítulo IV: A Pedagogia histórico-crítica como estratégia educacional
A prática social problematizada
Instrumentalizar
O processo analítico: o uso das ferramentas
Síntese e catarse
Avaliar
A prática social
Conclusão
Estrutura didática na Pedagogia histórico-crítica
Para saber mais
Referências bibliográficas


César Sátiro dos Santos é graduado em química (IQ - UNESP), mestre em ensino de ciências (UNESP - Bauru). Professor de química no Cégep Saint-Jean-sur-Richelieu (Quebéc - Canadá).


Editora Autores Associados

Autor: César Sátiro dos Santos

ISBN: 978-85-7496-130-9

Edição: 2ª edição (2012)

Número de páginas: 88

Formato: 16x23 cm

Peso: 0,160g

Dúvidas?

Mandar uma dúvida

Nenhuma dúvida cadastrada.


Mandar sua dúvida

* Campos Obrigatórios

 
    • Aguarde o carregamento ... Carregando...
Cálculos das Parcelas
1 x R$10,00
2 x R$5,00
3 x R$3,33
   

Desenvolvido por Lógica Digital Lógica Digital