7 de 37 produtos cadastrados na categoria Armazém do Ipê

Educação como prática da diferença

Organizadores: Anete Abramowicz; Lucia Maria de A. Barbosa; Valter Roberto Silvério

Nº da Edição: 1ª Edição (2006)

Isbn: 85-7496-155-8

Dimensões: 16x23 cm

Disponibilidade: Esgotado

Calcular frete:

O livro Educação como prática da diferença, organizado por Anete Abramowicz, Lucia Maria de Assunção Barbosa e Valter Roberto Silvério, é um manual com atividades didáticas e dicas de livros, sites, filmes e documentários para o professor ensinar e ajudar o aluno a desenvolver o espírito crítico, principalmente em relação ao preconceito racial, permitindo que eles observem as diferenças (muitas vezes impressas neles mesmos, uma vez que todo brasileiro é uma mistura de raça) como riqueza cultural, não como assunto tabu e discriminatório.
A obra aborda a educação a partir das diferenças, com ênfase nas relações raciais, diferentemente do que é sempre apontado na história da educação, cujo ideal de sociedade é aquela pasteurizada, que soterra a diversidade em prol de uma unidade que não existe (e não precisa existir, pois não há defeito na diferença: ela constrói, e não o contrário). O livro é endereçado a todos os professores do ensino fundamental, médio e ensino superior, pois subsidia a prática educativa e pedagógica sobre a temática racial e das diferenças. Auxilia os profissionais da educação para o atendimento à Lei n. 10.639/03 e ao Parecer CNE/CP n. 003/04, que altera a LDB 9.394/96 e institui a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, e Educação das Relações Étnico-raciais. Tomar a temática racial como foco na discussão das diferenças é um convite para que cada um afirme as suas responsabilidades éticas diante da escola a todo o momento. Não podemos mais permitir que as crianças e os jovens negros continuem com um desempenho escolar inferior aos outros alunos da escola. Não podemos mais permitir que a estética negra não seja tomada, também, como padrão de beleza. A obra Educação como prática da diferença propõe essa mudança de paradigma como mote da ação pedagógica.

Apresentação
Introdução
A diferença como realização da liberdade
Valter Roberto Silvério
1. Diversidade cultural, currículo e questão racial: desafios para a prática pedagógica
Nilma Lino Gomes
2. A escola e a construção da identidade na diversidade
Anete Abramowicz e Fabiana de Oliveira
3. Diversidade e juventude: considerações sobre escola e práticas culturais juvenis
Ione da Silva Jovino
4. O personagem negro na literatura brasileira: uma abordagem crítica
Lucia Maria de Assunção Barbosa
5. Movimento negro e o direito à diferença
Tatiane Cosentino Rodrigues
6. Respondendo a perguntas de professores da rede pública sobre a questão racial
Ana Paula Pereira Gomes
Verbetes
Sugestões de atividades
Anexo 1
Anexo 2

Anete Abramowicz é socióloga e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Tem-se dedicado à temática da educação e da diferença e coordena um grupo de pesquisa sobre a criança, a infância e a educação infantil. É co-autora de vários livros, entre eles: Para além do fracasso escolar (2002), Educação e pesquisa: diferentes percursos, diferentes contextos (2004) e Afirmando diferenças: montando o quebra-cabeças da diversidade na escola (2005); é autora do livro: A menina repetente (2001) e de vários artigos em livros e periódicos.

Lucia Maria de Assunção Barbosa é doutora em estudos portugueses, brasileiros e da África lusofônica pela Universidade de Paris VIII, França. Escreveu artigos sobre literatura africana, ensino e aprendizagem de língua e cultura e organizou, junto com a professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, o livro Pensamento negro em educação no Brasil: expressões do movimento negro (1997).

Valter Roberto Silvério é sociólogo e professor de sociologia do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos. Dedica-se ao estudo das relações étnico-raciais, especialmente entre brancos e negros no Brasil e na diáspora africana no Novo Mundo. Autor de vários artigos em livros e periódicos, organizou De preto a afro-descendente: trajetos de pesquisa sobre relações étnico-raciais no Brasil (2003), Educação e ações afirmativas: entre a injustiça simbólica e a injustiça econômica (2003) e o dossiê “Relações raciais” da revista Teoria e Pesquisa n. 42 e n. 43.

ISBN: 85-7496-155-8

Edição: 1ª edição (2006)