4 de 37 produtos cadastrados na categoria Armazém do Ipê

Desenvolvimento sustentável: que bicho é esse?

Autor: José Eli da Veiga e Lia Zatz

Nº da Edição: 1ª Edição (2008)

Isbn: 978-85-7496-222-1

Dimensões: 16x23 cm

Disponibilidade: Esgotado

Calcular frete:

A preocupação com o aquecimento global, a falta de água, a extinção das espécies, o desequilíbrio das cadeias alimentares e de todo o ecossistema tem sido uma constante na imprensa, nas escolas e na sociedade como um todo. A solução, segundo dizem, é o desenvolvimento sustentável... Mas, afinal de contas, o que essa expressão quer dizer?
Desenvolvimento sustentável, que bicho é esse? aborda algumas das grandes questões da ciência na atualidade sem palavras difíceis, jargões, ou aquele tom rançoso de alguns livros didáticos que se esmeram em apresentar um problema para em seguida revelar gloriosamente a solução. No mundo da ciência, buscam-se evidências e, enquanto não se consegue uma resposta definitiva (será que existem respostas definitivas na ciência?), formulam-se hipóteses. Assim, os autores nos apresentam algumas dessas hipóteses segundo a visão dos “otimistas” e dos “pessimistas”. Fica simpático, palatável, e por último, mas não menos importante, sem proselitismo.

Prefácio
André Trigueiro

Prólogo

Introdução

Como a questão ambiental entrou na ordem do dia
- O temor nuclear
- O crescimento populacional
- O subdesenvolvimento
- Por uma nova visão de desenvolvimento
- Descobrindo com o passado da humanidade

As questões ambientais que mais preocupam
- A água
- O aquecimento global

Controvérsias sobre a questão ambiental
- A polêmica sobre as causas das mudanças ambientais
- Pessimistas x otimistas

Desenvolvimento sustentável, que bicho é esse?

As dificuldades para viabilizar um desenvolvimento sustentável
- Crescimento econômico x conservação da natureza
- Mais uma vez os otimistas
- Mais uma vez os pessimistas
- Quem tem razão?

Desenvolvimento sustentável: nem tanto o céu, nem tanto a terra
- Novas ideias para trilhar o “caminho do meio”

Iniciativas que remam contra a maré

Glossário

Fontes de pesquisa
- Filmes
- Livros / Publicações
- Sítios

José Eli da Veiga é professor titular do departamento de economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), pesquisador associado do “Capability and Sustainability Centre” da Universidade de Cambridge, e colunista do jornal Valor Econômico e da revista Página 22. O desenvolvimento sustentável está no centro de suas preocupações há quase quarenta anos. Seu envolvimento com o tema vem do início dos anos setenta, quando trabalhou na Estação Central de Economia e Sociologia Rural, do Inra-Paris (Instituto Nacional da Pesquisa Agronômica, da França) e apresentou dissertação de mestrado sobre a política rural da Comunidade Européia. Desde então, é o “ecodesenvolvimento” que dá sentido a todas as suas atividades, tanto como autor, docente e pesquisador, quanto em postos que ocupou na administração pública.

Lia Zatz é escritora de livros infantis e juvenis. Nasceu em São Paulo, é licenciada em Filosofia pela Universidade de Paris X, Nanterre, França e pós-graduada em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Uma de suas grandes preocupações é o incentivo à leitura como fundamental para ampliar o universo cultural de crianças e jovens de famílias de baixa renda e para combater o fracasso escolar. Esta preocupação transparece em seus livros, alguns dirigidos a crianças em fase de alfabetização, outros abordando temas cruciais, como a questão da mulher e do negro.

Organizadores: José Eli da Veiga e Lia Zatz

ISBN: 978-85-7496-222-1