8 de 37 produtos cadastrados na categoria Armazém do Ipê

As flores de abril

Autor: Carlos Rodrigues Brandão

Nº da Edição: 1ª edição (2005)

Isbn: 85-7496-138-8

Dimensões: 14x21 cm

Disponibilidade: Em estoque

Calcular frete:

O antropólogo e cientista social Carlos Rodrigues Brandão lança pela Editora Autores Associados a obra As flores de abril: movimentos sociais e educação ambiental. Trata-se de uma obra literária, com linguagem envolvente e fruto de um bate-papo entre o autor e os leitores potenciais que encontrou durante a vida. É nessa intimidade que Brandão busca resgatar nossos sentidos mais naturais, como o amor pela natureza e o conceito de paz natural. Tudo isso por meio de experiências vividas pelo próprio autor.
No primeiro capítulo, o autor explica as razões que o motivaram a escrever o livro e introduz o leitor em seu pensamento com o signo das “flores de abril”. No segundo capítulo, o autor oferece dez esboços/idéias para pensar o trabalho do ambientalista e educador ambiental. O terceiro possui um estudo sobre a biodiversidade e, ao mesmo tempo, sobre o multiculturalismo dos povos. E nos dois últimos capítulos, Brandão insere os movimentos sociais no Brasil e expõe alternativas para o engajamento social na questão ambiental.

Roteiro
1. Em nome das flores, em nome da vida
2. A natureza, o ambiente, o sentimento e o pensamento: dez esboços de idéias para pensar o trabalho do educador ambiental
3. Ambiente biodiverso, sociedade sustentável e educação ambiental
4. O sujeito solidário e os movimentos sociais no Brasil
5. A vida reinventada: movimentos sociais de vocação ambientalista no Brasil
6. Referências bibliográficas

Nascido em 1940, viveu em Goiás entre 1967 e 1975, trabalhando como professor universitário. Mestre em antropologia social pela Universidade de Brasília (UnB), doutor em ciências sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ao longo de
sua vida, entre períodos de alguns meses ou de vários anos, lecionou em 12 universidades do Brasil e da Europa. Trabalha atualmente no doutorado em ambiente e sociedade na Unicamp e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). Desde 1963 trabalha como educador popular. É autor de vários livros nas áreas de antropologia social, educação, questões ambientais e literatura. Há mais de 15 anos dedica-se ativamente ao ambientalismo e, de maneira especial, à educação ambiental. Recentemente escreveu para o Programa dos Municípios Educadores Sustentáveis, do Ministério do Meio Ambiente, um livro com as idéias essenciais da proposta: Aqui é onde eu moro. Aqui nós vivemos.

Autor: Carlos Rodrigues Brandão

ISBN: 85-7496-138-8