1 de 37 produtos cadastrados na categoria Armazém do Ipê

Autor: Vanessa Fleischfresser

De R$34,00

Por R$10,00

Nº da Edição: 1ª edição (2006)

Isbn: 85-7496-145-0

Dimensões: 16x23 cm

Disponibilidade: Em estoque

Calcular frete:

De R$34,00

Por R$10,00

Este estudo dirige-se àqueles que desejam conhecer informações pouco divulgadas sobre a Amazônia Legal, tais como condições de vida e trabalho nas cidades onde vive a maioria da população, pobreza e exclusão social. No meio rural, são destacados problemas das populações que vivem nas fronteiras de ocupação e convivem com o kit ilegalidade, composto de grilagem, desmatamento, suborno, corrupção, trabalho escravo, sonegação e produção com impacto ambiental, praticado por aventureiros e empresários socialmente irresponsáveis.
A obra discute a formulação de políticas públicas em redes, nas quais tem papel importante o Estado e a Sociedade, para criar um ambiente social, institucional e empresarial em que a ilegalidade não compense e a produção com inclusão social e tecnologia de baixo impacto ambiental seja um objetivo.

Apresentação
Parte I: Amazônia Legal
- Quadro geral: crescimento econômico e desigualdade social
Parte II: Políticas públicas para o desenvolvimento da Amazônia: papel do Estado e da Sociedade
- Pressupostos atuais de formulação de políticas públicas
- Patrimônio natural da Amazônia
- Estado e capital social na Amazônia
Conclusão
Referências bibliográficas
Anexo I
Sobre a autora

Vanessa Fleischfresser é graduada em ciências sociais pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), tem especialização em planejamento agrícola por essa mesma instituição, mestrado em desenvolvimento agrícola pelo Centro de Pós-Graduação em Desenvolvimento Agrícola da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) e doutorado em desenvolvimento e meio ambiente pela UFPR. Desde 1978 trabalha no IPARDES (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), particularmente nas áreas de diagnóstico social, econômico e ambiental e de formulação e avaliação de políticas públicas. Entre janeiro de 2000 e fevereiro de 2005 trabalhou na Secretaria de Coordenação da Amazônia do Ministério do Meio Ambiente, na qual ocupou o cargo de diretora de programa e participou da formulação de projetos para a região. Em 2001, sua tese de doutorado (Nas redes da conservação: políticas públicas e a construção social das microbacias) recebeu o Prêmio de Mérito Agrário ao obter o primeiro lugar na categoria de pós-graduação do concurso promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário. Entre seus trabalhos publicados merece destaque Modernização tecnológica da agricultura: contrastes regionais e diferenciação social no Paraná da década de 70(Curitiba, Livraria do Chaim/Concitec/Ipardes, 1988).

Autora: Vanessa Fleischfresser

ISBN: 85-7496-145-0