18 de 37 produtos cadastrados na categoria Armazém do Ipê

A feminização no mundo do trabalho

Autor: Claudia Mazzei Nogueira

Nº da Edição: 1ª edição (2004)

Isbn: 85-7496-092-6

Dimensões: 14x21 cm

Disponibilidade: Esgotado

Calcular frete:

Claudia Mazzei Nogueira, assistente social e professora universitária, mostra em seu livro A feminização no mundo do trabalho (editora Autores Associados) que ainda há muitas conquistas a serem alcançadas pelo mundo feminino e isso principalmente no mercado de trabalho. As mulheres ainda ganham menos, exercendo a mesma função que os homens e os direitos, segundo a autora, em diferentes países atestam que todas as pessoas são iguais, independente de gênero, mas não há nenhum artigo específico que proteja as mulheres na prática do mundo do trabalho.
Além da renda feminina ainda ser menor, as mulheres são contratadas, em sua maioria (25,24%, o restante das ocupações possuem uma porcentagem bem inferior a esse número), para exercer a função de doméstica. E o papel de mulher-dona-de-casa ainda permanece no imaginário da sociedade. Isso faz com que elas tenham dupla jornada (trabalham muito fora e dentro de casa). Outro dado interessante que a autora revela no livro, além de várias tabelas numéricas e a explicação das leis em diversos países, é a história do processo de industrialização com a ajuda da força de trabalho feminino. O fordismo e o taylorismo só se deram de tal forma pela precarização do trabalho, principalmente o trabalho da mulher. ­­­­

Agradecimentos

Prefácio

Apresentação

Introdução: O Trabalho Feminino nas Sociedades Pré-capitalistas: um breve comentário

Capítulo um: A inserção da Mulher na Grande Indústria Capitalista

Capítulo dois: O Capitalismo Recente e a Questão Feminina: fordismo, reestruturação produtiva e precarização do trabalho feminino

1. Elementos do taylorismo e do fordimos

2. A crise do taylorismo/fordimos e a reestruturação produtiva

3. A feminização e a nova divisão sexual do trabalho no capitalismo contemporâneo

Capítulo três: As Principais Tendências da Feminização do Trabalho na União Européia e na América Latina

1. A feminização do trabalho no capitalismo europeu

2. A feminização do trabalho na américa Latina

Capítulo quatro: A Feminização do Trabalho no Brasil e suas Principais Tendências

Conclusão: À Guisa de Conclusão: entre a precarização e a emancipação

Referências Bibliográficas

Anexo: A legislação e o trabalho feminino: um estudo comparativo internacional de algumas constituições

Claudia Mazzei Nogueira nasceu na cidade de São Paulo. É mestre e doutora em serviço social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É também professora de metodologia científica das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), professora de políticas sociais do Instituto Paulista de Pesquisa (IPEP) e professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Autora: Claudia Mazzei Nogueira

ISBN: 85-7496-092-6