1 de 2 produtos cadastrados na categoria Acadêmicos de bolso

O que é sociologia da infância

Autora: Maria Luiza Belloni

De R$26,00

Por R$10,00

Nº da Edição: 1ª Edição (2009)

Isbn: 978-85-7496-235-1

Dimensões: 12x18 cm

Disponibilidade: Em estoque

Calcular frete:

De R$26,00

Por R$10,00

As transformações relativas à infância estão entre as mais significativas mudanças socioculturais ocorridas ao final do século XX: mudaram os valores, as representações e os papéis atribuídos às crianças nas sociedades ocidentais. Doravante a criança é reconhecida como um valor em si, no presente, não mais como uma promessa para o futuro: a criança é desejada, amada, protegida, consultada. Essa valorização inédita de um grupo social antes dominado e dependente provoca debates e polêmicas, exigindo uma reflexão inovadora nas ciências sociais e na educação, no sentido de compreender melhor a infância hoje e as implicações dessas mudanças para os processos de socialização das novas gerações. As reflexões apresentadas neste livro pretendem trazer uma modesta contribuição para este debate, focalizando o que nos parece ser um dos elementos essenciais nos universos de socialização: as mídias eletrônicas.

Agradecimentos
Apresentação
Capítulo 1: Prolegômenos... Qual ideal de eu em nossa sociedade?
Indivíduo versus sociedade; estrutura versus ação; sistema versus interação
Habitus, campos e estruturas simbólicas
Estruturação da sociedade; dimensões do tempo e do espaço; reflexividade típica da modernidade tardia
Interação e trabalho; racionalidade instrumental versus razão comunicativa
Um indivíduo plural em uma modernidade líquida
Capítulo 2. Socialização: um conceito a ser ressignificado
Criança? Qual criança? Indivíduo unidimensional ou plural?
Capítulo 3: Novos paradigmas: sociologia da infância ou estudos interdisciplinares da criança?
Bibliografia
Sobre a autora

Maria Luiza Belloni é pesquisadora nas áreas de sociologia, comunicação e ciências da educação. Após ter estudado as dimensões políticas e educativas da imprensa e da televisão, seus trabalhos voltaram-se, a partir dos anos 1980, para a pesquisa sobre as relações de crianças e adolescentes com as mídias. Seu enfoque é o da sociologia da infância, complementado por abordagens interdisciplinares indispensáveis para a compreensão de seu objeto de estudo, o papel das mídias nos processos de socialização das novas gerações. Suas pesquisas orientam a partir de uma visão de mídia-educação (ou educação para as mídias), e têm uma perspectiva de mudança, no sentido em que buscam contribuir com a formação de crianças e jovens para a cidadania. Foi professora e pesquisadora na Universidade Federal da Bahia, na Universidade de Brasília e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Aposentada desde 2005, continua atuando junto ao Grupo de Pesquisa Comunic, ligado ao Laboratório de novas tecnologias do Centro de Educação da UFSC, em pesquisas sobre mídia-educação, infância, aprendizagem e tecnologias da informação e comunicação e educação a distância (www.comunic.ufsc.br). Com graduação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul –UFRGS) e mestrado em sociologia (Universidade Paris III, Sorbonne Nouvelle), especialização em metodologia de pesquisa (Fundação Getúlio Vargas – FGV/RJ) e doutorado em ciências da educação (Universidade Paris V, Sorbonne), realizou também um pós-doutorado em comunicação política (CNRS, França) e um pós-doutorado em educação a distância (Universidade Aberta de Portugal).

Autora: Maria Luiza Belloni

ISBN: 978-85-7496-235-1