119 de 146 produtos cadastrados na categoria

A individualidade para si | edição comemorativa

Autor: Newton Duarte

Nº da Edição: 3ª edição (2013)

Isbn: 978-85-7496-313-6

Dimensões: 16x23 cm

Disponibilidade: Em estoque

Digite seu cep para calcular a estimativa do frete.

Ao ensejo dos vinte anos da publicação deste livro, a Editora Autores Associados lança esta edição comemorativa.  A bela apresentação visual e o cuidadoso trato formal fazem jus à beleza e à riqueza do conteúdo desta obra que prima pela profundidade da análise conceitual, pela clareza das ideias trabalhadas e pela consistência na abordagem de um tema tão complexo como é a questão da essência da realidade humana em sua expressão individual.
Ao explicitar a dialética entre objetivação e apropriação e ao distinguir entre a humanização e a alienação para esclarecer o significado do conceito de gênero humano como exigência da formação da individualidade livre e universal, este livro se constitui numa preciosa contribuição para a fundamentação filosófica da pedagogia histórico-crítica. Esta, de fato, ao definir a educação como “o ato de produzir em cada indivíduo singular a humanidade que é produzida histórica e coletivamente pelo conjunto dos homens”, indica que a formação humana consiste na passagem do indivíduo da condição em si à condição para si; do indivíduo particular condicionado pelas suas circunstâncias a um indivíduo universal, livre e racional.

Dermeval Saviani

Prefácio à nova edição
Apresentação
Capítulo 1: A dialética entre objetivação e apropriação
Capítulo 2: Humanização e alienação
Capítulo 3: O gênero humano
Capítulo 4: A formação da individualidade livre e universal
Considerações finais
Referências

Newton Duarte nasceu na cidade de São Paulo em 1961. Graduou-se em pedagogia pela UFSCar, onde também fez seu mestrado em educação. Doutorou-se pela Faculdade de Educação da Unicamp e fez pós-doutorado na Universidade de Toronto, Canadá, e na Universidade de Sussex, Inglaterra. É professor titular do Departamento de Psicologia da Educação na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, campus de Araraquara. Nessa universidade defendeu, em 1999, sua tese de livre-docência, que foi publicada por esta editora com o título Vigotski e o "aprender a aprender". O autor coordena o grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação.

Autor: Newton Duarte

ISBN: 978-85-7496-313-6

Edição: 3ª edição (2013)

Número de Páginas: 272

Formato: 16x23 cm

Peso: 0,350g

Capa: com colaboração de Maria Aparecida Motta.

Créditos da capa:
Baseada em capa e página interna de Caderno de anotações de Vladimir Lênin,em 1914, do estudo do livro A Ciência da Lógica, de Georg W. F. Hegel.