29 de 39 produtos cadastrados na categoria

Sociedade, educação e currículo no Brasil

Autora: Solange Aparecida Zotti

Nº da Edição: 1ª Edição (2004)

Isbn: 978-85-7496-085-2

“Qual a relação entre o contexto socioeconômico-político brasileiro, a proposta educacional e as propostas curriculares oficiais presentes na legislação federal? Em que medida as propostas curriculares oficiais atendem ao contexto social, especialmente aos determinantes econômicos e políticos?”

Este livro propõe-se a responder as questões anteriormente colocadas, no intuito de resgatar e sistematizar a história do currículo oficial no Brasil. Para tal, o exame da legislação constituiu o princípio orientador da análise, visto que esta registra as concepções decorrentes do contexto socioeconômico-político do país.

Aborda o período que vai da educação jesuítica à década de 1980, com ênfase nas propostas curriculares presentes nas Leis Orgânicas do Ensino Secundário (1942) e Primário (1946) e na LDB de 1961 e suas reformas (1971 e 1982).

Para isso, o trabalho foi organizado em cinco capítulos, que contemplam uma visão geral do contexto socioeconômico-político e educacional brasileiro em cada momento histórico (Colônia, Império, Primeira República, de 1930 a 1964 e de 1964 a 1985), para adentrar na análise das propostas curriculares oficiais presentes na legislação de ensino e sua relação com o contexto social e educacional.

A obra é uma contribuição aos educadores, dada a importância destes conhecerem criticamente as propostas oficiais para exercer um papel mais ativo diante da relação entre currículo oficial e currículo real, bem como compreender as implicações socioeconômicas e políticas presentes nas propostas.

Apresentação
José Luís Sanfelice

Introdução

Capítulo I – Sociedade, Educação e Currículo no Brasil Colônia
1. A educação jesuítica
2. O período pombalino

Capítulo II – Sociedade, Educação e Currículo no Brasil Império
1. Ensino primário e currículo
2. Ensino secundário e currículo

Capítulo III – Sociedade, Educação e Currículo na Primeira República (1889-1930)
1. As reformas do ensino primário e o currículo
2. As reformas do ensino secundário e o currículo

Capítulo IV – Sociedade, Educação e Currículo de 1930 a 1964
1. As reformas do ensino secundário e o currículo
2. A reforma do ensino primário e o currículo
3. O currículo a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – lei n. 4.024/61

Capítulo V – Sociedade, Educação e Currículo no Contexto da Ditadura Militar
1. Regulamentações da lei n. 4.024/61 após o Golpe de 1964
2. O currículo a partir da reforma do ensino de 1º e 2º graus – lei n. 5.692/71
3. O currículo a partir da reforma da lei n. 5.692/71 – lei n. 7.044/82

Considerações Finais

Referências Bibliográficas

Sobre a Autora

Solange Aparecida Zotti lincenciou-se em artes plásticas (1990) pela atual Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) e pedagogia (1993) pela Universidade do Contestado (UnC), campus Concórdia. Na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino (MG) realizou o curso de especialização em metodologia de ensino (1995). É mestre em educação no convênio insterinstitucional entre UnC e Unicamp (2002). Atualmente, cursa o Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicamp em nível de doutorado. Professora do ensino básico público municipal e estadual desde 1988. É professora da Universidade do Constestado, desde 1996, nas disciplinas metodologia científica e metodologia de pesquisa, universidade e sociedade e filosofia da educação. Em sua vida profissional também exerceu várias funções no Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Santa Catarina (Sinte), em especial a coordenação da 10ª Regional/Concórdia, na gestão 1994/1996. Ministra cursos de formação continuada para professores. Atualmente, também é assessora do programa de iniciação científica da UnC.

Autora: Solange Aparecida Zotti

ISBN: 978-85-7496-085-2