Você acredita que futebol também é cultura?
Data: 09/08/2010
Um EStudo filosófico da educação
O livro propõe-se a debater a situação educacional contemporânea pela perspectiva marxista no campo dos fundamentos filosóficos da educação. Esta obra integra o processo de construção da pedagogia histórico-crítica, cujo representante mais proeminente é o professor Dermeval Saviani
O LIVRO
“Este livro contém, pois, sete ensaios que enriquecem sobremaneira a pedagogia histórico-crítica ao incluir no horizonte da análise a perspectiva estética. Pela articulação entre arte, paixão e conhecimento, alcança-se uma compreensão abrangente da educação como formação humana.”
(prefácio de Dermeval Saviani)
ÍNDICE DO LIVRO
Prefácio (Dermeval Saviani)
Apresentação (Os autores)
Capítulo 1
Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor: porque Donald Schön não entendeu Luria (Newton Duarte)
Capítulo 2
Filosofia da educação e “agenda pós-moderna” (Sandra S. Della Fonte)
Capítulo 3
A pesquisa e a formação de intelectuais críticos na pós-graduação em educação (Newton Duarte)
Capítulo 4
Considerações sobre o ceticismo contemporâneo a partir da ontologia e da gnosiologia marxistas (Sandra S. Della Fonte)
Capítulo 5
Por uma educação que supere a falsa escolha entre etnocentrismo e relativismo cultural (Newton Duarte)
Capítulo 6
Amor e paixão como facetas da educação: a relação entre escola e apropriação do saber (Sandra S. Della Fonte)
Capítulo 7
Arte e formação humana em Vigotski e Lukács (Newton Duarte)
PÚBLICO
Educadores
DADOS DO LIVRO
Título: Arte, conhecimento e paixão na formação humana
Autor: Newton Duarte e Sandra Soares Della Fonte
ISBN: 978-85-7496-251-1
Páginas: 127p.
Programa de Afiliados | Política de privacidade e segurança | Política de vendas | Fale Conosco
+55 (19) 3289-5930