Autores Associados - Uma editora educativa a serviço da cultura brasileira

Ciranda das letras

Armazêm do Ipê

Releases > PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação

Data: 08/07/2009

EDUCADOR CRITICA PLANO DO GOVERNO

 

Assim como a sociedade elege seus representantes em um regime democrático, existem alguns grupos que fiscalizam exatamente esses representantes. Os jornalistas são exemplos disso e especificamente na área de educação, há de se ter quem analisa criticamente as propostas do governo ante essa questão. Dermeval Saviani já se tornou conhecido por sua postura crítica e atenta às leis instituídas pelo governo e agora lança o livro PDE, no qual faz uma crítica construtiva ao programa e propõe caminhos de superação dos limites apontados.

O LIVRO

O livro complementa um trabalho de pesquisa e análise crítica desenvolvido em outros livros de Dermeval Saviani, tais como: Educação brasileira; Política e educação no Brasil; A nova lei da educação e Da nova LDB ao Fundeb. Especificamente neste livro, PDE, o autor trabalha as ações previstas pelo Plano de Desenvolvimento da Educação lançado pelo MEC  que, numa de suas atualizações, em julho de 2008, continha 53 ações para aumentar a qualidade na educação nacional. Dentre suas ações, destacam-se os programas: Compromisso Todos pela Educação (com apoio de entidades não governamentais), a Provinha Brasil, a criação de piso salarial para os professores, a realização da Olimpíada de Língua Portuguesa, o aumento de escolas em áreas rurais e estabelecimento de metas para diminuir a evasão das escolas e o número de analfabetos. Com a análise do PDE, Saviani indaga: Em que medida esse novo plano se revela efetivamente capaz de enfrentar a questão da qualidade do ensino nas escolas de educação básica? A partir daí, tece suas críticas e propostas de melhoria.

ESTRUTURA DO LIVRO

1º capítulo: O que é o PDE

2º capítulo: Justificativa do PDE (razões e princípios)

3º capítulo: Comparação com outros planos do governo e destaque para as singularidades do novo plano/projeto

4º capítulo: Qualidade da educação básica

5º capítulo: Infraestrutura necessária

Conclusão: Sugestão de caminhos para superação dos limites apresentados anteriormente

O AUTOR

Dermeval Saviani

Formado em filosofia pela PUC-SP (1966), é doutor em filosofia da educação (PUC-SP, 1971) e livre-docente em história da educação (UNICAMP, 1986), tendo realizado “estágio sênior” na Itália em 1994-1995. De 1967 a 1970, lecionou nos cursos colegial e normal. Desde 1967, é professor no ensino superior. Foi membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo, coordenador do Comitê de Educação do CNPq, coordenador de pós-graduação na UFSCAR, PUC-SP e UNICAMP, diretor associado da Faculdade de Educação da UNICAMP, professor titular colaborador da USP (campus de Ribeirão Preto) e sócio-fundador da ANPED, CEDES, ANDE, CEDEC e SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação), da qual foi o primeiro presidente. Foi condecorado com a medalha do mérito educacional do Ministério da Educação e recebeu da UNICAMP o prêmio Zeferino Vaz de produção científica. Autor de grande número de trabalhos publicados, atualmente é professor emérito da UNICAMP e coordenador geral do Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil” (HISTEDBR). Em 2008, vence o Prêmio Jabuti na categoria educação, psicologia e psicanálise com o livro História das idéias pedagógicas no Brasil.

PÚBLICO

Educadores

HISTÓRICO DA EDITORA AUTORES ASSOCIADOS
Os fundadores da Editora iniciaram suas atividades no ano de 1976, na hoje extinta Cortez e Moraes. O grupo, então organizado sob a forma de Conselho Editorial, definiu como orientação prioritária a reflexão sobre problemas educativos nacionais. Com o rompimento comercial da Cortez e Moraes, o então Conselho Editorial decidiu continuar seu trabalho e criou, em 1980, a Editora Autores Associados, inicialmente com a parceria da Cortez. Em 1991 desfez-se a parceria com a Cortez Editora, momento em que se instalou em Campinas dando continuidade aos mesmos compromissos assumidos desde sua fundação, ampliados, na etapa atual, com outras coleções e títulos que já são conhecidos da maioria dos educadores brasileiros.
DADOS DO LIVRO

ISBN: 978-85-7496-237-5

Páginas: 106

Formato: 12x18

 

Leia mais:

Mapa do site

Publicidade

Indique o nosso site

Newsletter


Remover cadastro

Programa de Afiliados | Política de privacidade e segurança | Política de vendas | Fale Conosco Brasil +55 (19) 3289-5930

Publiweb Marketing Digital e Otimização de Sites