Você acredita que futebol também é cultura?
Data: 24/09/2008
O livro de Dermeval Saviani, História das idéias pedagógicas no Brasil, marca o trecentésimo livro da Editora Autores Associados e traz ao público um compêndio sobre a história da educação.
Lançado para conter as principais fontes de estudo sobre a educação, Saviani diz que terminada a pesquisa pelas mais de 351 referências bibliográficas dispostas no livro “impunha-se, pois, a tarefa de organizar os dados e dispô-los num texto que permitisse, aos leitores, formar uma visão de conjunto da história da educação brasileira, pela via das idéias pedagógicas. O texto em questão materializa-se nesta obra que, espero, venha a permitir a incorporação dos resultados da investigação nos programas escolares a serem trabalhados pelos professores nas salas de aula”, Saviani conta no livro.
O professor pode tomar este livro como texto-base e depois aprofundar cada tema com as demais obras dispostas nas referências bibliográficas, facilitando a composição do plano de aula.
Saviani divide a obra em quatro partes: 1) as idéias pedagógicas no Brasil entre 1549 e 1759: monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional; 2) entre 1759 e 1932: coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da pedagogia tradicional; 3) entre 1932 e 1969: predomínio da pedagogia nova; e 4) entre 1969 e 2001: configuração da concepção da pedagogia produtivista.
A síntese na obra buscada teve por inspiração outros projetos de áreas diversas, como: História das idéias filosóficas no Brasil, a História das idéias estéticas no Brasil, História das idéias socialistas no Brasil, História das idéias jurídicas no Brasil, entre outros e de autores diferentes. E por idéia pedagógicas, Saviani traduz como idéias educacionais: “não em si mesmas, mas na forma como se encarnam no movimento real da educação, orientando e, mais do que isso, constituindo a própria substância da prática educativa. Com efeito, a palavra ‘pedagogia’ e, mais particularmente, o adjetivo ‘pedagógico’ têm marcadamente ressonância metodológica denotando o modo de operar, de realizar o ato educativo”, explica Saviani.
Programa de Afiliados | Política de privacidade e segurança | Política de vendas | Fale Conosco
+55 (19) 3289-5930