Você acredita que futebol também é cultura?
Data: 18/09/2008
O pesquisador italiano Francesco Tonucci, bastante conhecido por seus trabalhos como chargista e escritor, algumas vezes toma a própria criança como narradora para descrever um problema do mundo moderno: o sentimento de solidão na infância.
O LIVRO
Com várias charges e destinado a pessoas que tenham interesse pelo tema da infância, Tonucci apresenta assuntos que devem ser repensados pelos adultos para uma melhor infância. Temas como: o planejamento do filho único, as várias atividades que enchem o dia da criança, a ausência de pais, de amigos, de brincadeiras infantis, o uso da televisão, do consumismo, o contrato de trabalho dos pais, a falta de jardins, os muros das escolas aparecem para mostrar mais claramente uma realidade que pode não ser percebida pelo adulto porque pouco repara na criança: a sua solidão.
O livro possui pouco texto, mas mensagens profundas com as charges e os diálogos propostos por Tonucci. É um livro que alerta para a triste realidade que se estrutura no mundo moderno. Apesar dessa constatação, sempre há o que se fazer, por isso, algumas "provocações" de Tonucci vem ao final do livro.
TRECHOS
"- mas então é necessário fechar o tráfego nas ruas onde passam as crianças ou obrigar os carros a andarem em marcha lenta.O AUTOR
Francesco Tonucci
Nasceu em Fano, uma pequena cidade da região de Marche, em 5 de julho de 1940.
Graduou-se em Pedagogia em 1963. Em 1966, se casa e se transfere para Roma, e começa a trabalhar como pesquisador no Istituto di Psicologia del Consiglio Nazionale delle Ricerche.
Hoje, tem como patrimônio três filhos aos 40 anos, um sobrinho de 10 anos e uma sobrinha de 8 meses. Em seus mais de trinta anos de pesquisa, estuda a relação entre o desenvolvimento cognitivo e o método de ensino, o nascimento da leitura e da escrita, o desenvolvimento da linguagem gráfica, a metodologia da escola da infância, a pesquisa como método de ensino, a avaliação, a educação científica, a educação ambiental. Dedica-se à formação de professores, à divulgação científica e ao planejamento de museus para crianças.
Atualmente, é responsável pelo projeto “La città dei bambini”, que propõe a mudança da cidade em busca do desenvolvimento sustentável, tendo a criança como parâmetro. É ainda diretor científico do laboratório “La città dei bambini” da cidade de Fano e Palermo, e consultor da Unicef Argentina para esse projeto. Desde 2001, é o responsável científico da Comunidade de Roma no projeto “Roma la città dei bambini”. Em 2003, recebe o título de professor honoris causa da Faculdade de Ciência da Educação da Pontifícia Universidade Católica de Lima, no Peru. É ainda membro da comissão dos periódicos: European Journal of Psychology of Education, Investigación en la escuela, Conflitti, Cooperazione educativa.
Desde 1968, com o pseudônimo Frato, desenha charges e quadrinhos que acompanham a atividade de pesquisa e que são a expressão mais imediata e contundente. As suas criações são publicadas em seis volumes, traduzidos para o castelhano, catalão, francês e português.
No Brasil, Francesco Tonucci publicou Com Olhos de Criança (Artmed) e Quando as Crianças Dizem - Agora Chega! (Artmed).
PÚBLICO
Todos os interessados pelo tema da infância
Programa de Afiliados | Política de privacidade e segurança | Política de vendas | Fale Conosco
+55 (19) 3289-5930