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Um diagnóstico da educação brasileira e de seu financiamento

Um diagnóstico da educação brasileira e de seu financiamento

Autor: Otaviano Helene


R$43,00







Nº da Edição: 1ª edição (2013)

Nº de Páginas: 160

Isbn: 978-85-7496-312-9

Dimensões: 14x21 cm




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Este livro apresenta um diagnóstico da educação brasileira feito a partir de poucos indicadores, mas suficientes para analisar de forma completa o nosso sistema educacional.

O diagnóstico toma como referência, entre outras, a realidade educacional de outros países, bem como a evolução dos nossos indicadores escolares ao longo de várias décadas.

São apresentadas, também, algumas análises da relação entre o sistema educacional e outras características da realidade brasileira, entre elas a concentração de renda, as possibilidades de desenvolvimento social, cultural e científico do país, as diferenças regionais e as possibilidades, ou não, de promovermos um aumento da produção de bens e serviços, este último fortemente dependente da existência de profissionais bem formados.

A questão do financiamento da educação pública é discutida ao longo do livro, avaliando-se as possibilidades e as vantagens – que são muitas – do aumento dos recursos públicos para o setor.

Tomando como base os diagnósticos, bem como as comparações internacionais e a do presente com o passado, aponta-se, portanto, a direção que deveríamos seguir.

 


Apresentação

 

1. Um breve diagnóstico

1.1. O analfabetismo e o ensino superior

1.2. Quantidade versus qualidade no sistema educacional

 

2. Tentando entender as origens do problema

2.1. Educação: dois grandes passos para trás

2.2. Desigualdade e educação

2.3. Privatização do ensino superior: problemas

2.4. Como foi e é construída a privatização do ensino superior no Brasil

2.5. O estado dos nossos estados

2.6. Mitos e mentiras que embasam nossa política educacional

 

3. Financiamento da educação pública

3.1. Como surgiu a bandeira 10% do PIB para a educação pública

3.2. Quanto realmente investimos em educação pública?

3.3. Os parcos recursos públicos brasileiros

3.4. Mais recursos para a educação: nada a perder e muito a ganhar

3.5. Educação, crescimento da produção e desenvolvimento social

 

4. Projetos problemáticos

4.1. Muitos projetos, nenhuma solução

4.2. Ensino a distância: um problema a ser superado, não uma solução

4.3. Se outros países podem, por que nós não podemos?

4.4. Considere estes países

 

5. O que precisamos fazer?

5.1. Temos condições objetivas para estabelecer um bom sistema educacional. Por que não o alcançamos?

5.2. Precisamos de um sistema público de educação referenciado na sociedade e nas suas necessidades

 

Fonte de dados

Sobre o autor


Otaviano Helene é professor no Instituto de Física da USP desde 1977. Como parte de sua militância em política educacional, participou da elaboração do Plano Nacional de Educação – Proposta da Sociedade Brasileira, concluído no final da década de1990 e apresentado ao Congresso Nacional, na forma de um projeto de lei, em 1998. Por duas vezes presidiu a Adusp (Associação dos Docentes da USP) e foi presidente do do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).


Editora Autores Associados 

Autor: Otaviano Helene

ISBN: 978-85-7496-312-9

Edição: 1ª edição (2013)

Número de Páginas: 160

Formato: 14x21 cm

Peso: 0,200

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