16 de 42 produtos cadastrados na categoria Memória da educação

História da educação brasileira: a organização escolar

Autora: Maria Luisa Santos Ribeiro

Nº da Edição: 21ª Edição (2010)

Isbn: 978-85-85701-10-9

Nesta nova fase, agora editado somente pela Autores Associados, o livro aparece revisto, procurando responder ainda mais satisfatoriamente às expectativas e necessidades dos professores e estudiosos da história da nossa educação.
Abordando o conjunto da história da organização escolar brasileira em seus principais aspectos, este livro constitui a primeira tentativa sistemática de abordar globalmente a história da educação brasileira, mantendo presente o vínculo entre o desenvolvimento da base material da sociedade brasileira. E, dado o seu pioneirismo, importa reconhecer que o empreendimento foi bem-sucedido.
Por tratar-se de um texto escrito em linguagem clara, sem cair em simplificações;didático, sem ser superficial; acessível, mas não facilitador, e de leitura leve, porém não aligeirada, esta obra é útil aos professores de história da educação dos cursos de pedagogia e licenciaturas.

Apresentação

Prefácio à edição de 1979

Introdução

Capítulo um: A organização escolar no contexto da consolidação do modelo agrário-exportador dependente (1549-1808)

Capítulo dois: A organização escolar no contexto da crise do modelo agrário-exportador dependente e do início da estruturação do modelo agrário-comercial exportador dependente (1808-1850)

Capítulo três: A organização escolar no contexto da consolidação do modelo agrário exportador dependente (1850-1870)

Capítulo quatro: A organização escolar no contexto da crise do modelo agrário-comercial exportador dependente e da tentativa de incentivo à industrialização (1870-1894)

Capítulo cinco: A organização escolar no contexto (ainda do modelo agrário-comercial exportador dependente (1894-1920)

Capítulo seis: A organização escolar no contexto da nova crise do modelo agrário-comercial exportador dependente e do início da estruturação do modelo nacional-desenvolvimentista, com base na industrialização (1920-1937)

Capítulo sete: A organização escolar no contexto do modelo nacional-desenvolvimentista com base na industrialização (1937-1955)

Capítulo oito: A organização escolar no contexto da crise do modelo nacional-desenvolvimentista de insdustrialização e da implantação do modelo "associado" de desenvolvimento econômico (1955-1968)

Conclusão

Referências bibliográficas

Maria Luisa Santos Ribeiro é pedagoga, com mestrado e doutorado em filosofia da educação pela PUC-SP. Foi professora do Programa de Mestrado em Educação: filosofia da Educação da PUC-SP. durante a maior parte de sua carreira universitária. Por pouco tempo, também foi professora no mestrado em educação da UFSCAR e da Unicamp.

Autora: Maria Luisa Santos Ribeiro

ISBN: 978-85-85701-10-9

Edição: 21ª edição (2011)

Número de páginas: 176