16 de 41 produtos cadastrados na categoria Memória da educação

História da educação brasileira: a organização escolar

Autora: Maria Luisa Santos Ribeiro

Nº da Edição: 21ª Edição (2010)

Isbn: 978-85-85701-10-9

O livro aparece revisto e ampliado, procurando responder ainda mais satisfatoriamente às expectativas e necessidades dos professores e estudiosos da história da nossa educação.

Abordando o conjunto da história da organização escolar brasileira em seus principais aspectos, este livro constitui a primeira tentativa sistemática de abordar globalmente a história da educação brasileira, mantendo presente o vínculo entre o especificamente educacional e o desenvolvimento da base material da sociedade brasileira. E, dado o seu pioneirismo, importa reconhecer que o empreendimento foi bem-sucedido.

Por se tratar de um texto escrito em linguagem clara, sem cair em simplificações; didático sem ser superficial; acessível mas não facilitador, e de leitura leve, porém não aligeirada, esta obra é útil aos professores de História da Educação tanto dos cursos de pedagogia, como dos cursos de formação de professores para as quatro primeiras séries do ensino de primeiro grau. Interessa, ademais, a todos os que se preocupam em compreender a educação brasileira do ponto de vista de sua história.

Apresentação

Prefácio à edicação de 1979

Introdução

1. Considerações necessárias

2. Justificação da periodização

1ª Capítulo

A organização escolar no contexto da consolidação do modelo agrário-exportador dependente (1549-1808)

1. A fase jesuítica da escolarização colonial

2. A fase prombalina da escolarização colonial

2º Capítulo

A organização escolar no contexto da crise do modelo agrário-exportador dependente e do início da estruturação do modelo agrário-comercial exportador dependente (1808-1850)

1. A fase joanina

2. A fase politicamente autônoma

3º Capítulo

A organização escolar no contexto da consolidação do modelo agrário-comercial exportador dependente (1850-1870)

4º Capítulo

A organização escolar no contexto da crise do modelo agrário-comercial exportador dependente e da tentativa de incentivo à industrizalização (1870-1894)

1. A fase imperial

2. A fase republicana

5º Capítulo

A organização escolar no contexto (ainda) do modelo agrário-comercial exportador dependente (1894 a 1920)

1. Ensino Primário

2. Ensinon Médio

3. Ensino Superior

6º Capítulo

A organização escolar no contexto da nova crise do modelo agrário-comercial exportador dependente e do início de estruturação do modelo nacional-desenvolvementista, com base na industrialização (1920-1937)

1. A fase anterior à "Revolução de 30"

2. A fase posterior à "revolução de 30"

7º Capítulo

A organização escolar no contexto do modelo nacional-desenvolvimentista com base na industrizalização (1937-1955)

8º Capítulo

A organização escolar no contexto da crise do modelo nacional-desenvolvimentista de industrização e da implantação do modelo "associado" de desenvolvimento econômico (1955-1968)

1. O significado da crise: o período anterior ao golpe de 1964

2. O significado do golpe militar de 1964

Conclusão

Bibliografia

Maria Luisa Santos Ribeiro é pedagoga, com mestrado e doutorado em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi professora do Programa de Mestrado em Educação na mesma universidade.

Obras publicadas: Introdução à história da educação brasileira (Ed. Moraes); Educação em Debate: uma proposta de pós-graduação em co-autoria (Ed. Autores Associados); A formação política do professor de 1º e 2º graus (Ed. Autores Associados); Educação escolar: que prática é essa? (Ed. Autores Associados); História da educação: a escola no Brasil (Ed. FTD), em co-autoria com Maria Elizabete Xavier e Olinda Maria Noronha; Memórias: a luta pelo ensino público gratuito numa universidade particular - a PUCSP (Ed. Autores Associados).

Autora: Maria Luisa Santos Ribeiro

ISBN: 978-85-85701-10-9

Edição: 21ª Edição (2010)

Número de Páginas: 166