Sinopse
Motivado por indagações teóricas e pela militância sindical e político-partidária, Marcos Francisco Martins fez da teoria do conhecimento de Gramsci o tema da pesquisa aqui relatada. O problema da investigação delimitou-se pela verificação do nível de ortodoxia que a epistemologia gramsciana guarda em relação ao marxismo originário.
Gramsci é apresentado pelo autor como um não idealista do ponto de vista epistemológico, contrariando a leitura de renomados estudiosos de seu pensamento, porquanto assevera a tese de que a sua teoria do conhecimento é continuadora do método marxiano.
Dessa forma, o texto interessa sobremaneira àqueles estudam o materialismo histórico e dialético em suas mais diferentes versões e mesmo aos que querem conhecer o debate sobre algumas questões da problemática epistemológica.
Indíce
Veja o Indice completo deste Livro.
Apresentação
Introdução
Parte I
Capítulo Um
As dimensões ontológicas, axiológicas e gnosiológicas de uma “filosofia da transformação”: o materialismo histórico e dialético
1. O materialismo do marxismo originário
2. A dialética do materialismo histórico
3. O historicismo de Marx e Engels
Capítulo Dois
O materialismo histórico e dialético e o processo de conhecimento
Parte II
Capítulo Três
Notas introdutórias sobre o pensamento de Gramsci
1. Considerações sobre a obra carcerária de Gramsci
2. As mudanças da realidade na passagem do século XIX ao XX e os novos desafios epistemológicos e ético-políticos
3. A atualidade do pensamento gramsciano
Capítulo Quatro
A concepção de conhecimento em Gramsci: idealismo ou materialismo histórico e dialético?
1. Considerações sobre o materialismo de Gramsci e sua proximidade com o materialismo marxiano
2. Sobre o historicismo de Gramsci e sua relação com o historicismo do paradigma teórico-metodológico marxiano
3. Breves notas sobre a dialética na acepção gramsciana e sua relação com a dialética do marxismo originário
4. Algumas considerações conclusivas sobre a concepção gramsciana de conhecimento: uma epistemologia materialista histórica e dialética
Capítulo Cinco
Apontamentos sobre o valor pedagógico e ético-político do conhecimento para a “filosofia da transformação” de Gramsci
1. A politização da epistemologia e a epistemologia da política em Gramsci
2. O valor ético-político e pedagógico das concepções de mundo: filosofia e senso comum
À guisa de conclusão
Referências bibliográficas
Sobre o autor