Últimas notícias: Autores Associados prepara brinde para autores
O que mais leva você a comprar livros?
Autor: Lígia Márcia Martins 
Nº de Páginas: 176 pgs
Nº da Edição: 1ª edição (2007)
ISBN: 978-85-7496-168-2
Disponibilidade: sim
O presente livro aborda o tema da formação da personalidade por meio da discussão sobre o tema específico da formação da personalidade do professor. É inegável que a personalidade do professor interfere positiva ou negativamente no trabalho docente. Mas, afinal de contas, o que é a personalidade e como ela se forma? Quais as maneiras pelas quais a personalidade do professor é abordada na literatura contemporânea sobre o trabalho docente e a formação de professores?
A autora, professora Lígia Márcia Martins, enfrenta essas questões tomando por referência a psicologia de Vigotski e de outros pesquisadores ligados à escola vigotskiana, como Aléxis Nikoláevich Leontiev e Lucien Sève.
(excertos do prefácio do Prof. Dr. Newton Duarte)
O tema "professor" está na ordem do dia. Multiplicam-se os estudos sobre a prática do professor e sobre sua formação, circulando diversas "teorias" a respeito. Este livro, porém, destaca-se claramente dessa pletora de publicações, por vários motivos. Em primeiro lugar, porque trata da questão relativa ao processo de personalização do professor, assunto pouco explorado na literatura recente; em segundo lugar, porque, diferentemente dos textos correntes que proclamam a importância da personalidade na atividade docente, mas não a analisam, esta obra se debruça sobre o tema trazendo contribuição significativa para a sua compreensão; em terceiro lugar, porque parte das diferentes abordagens, identifica nelas a valorização das características pessoais e vivências profissionais do professor e empreende, de maneira fundamentada, a sua crítica; finalmente, porque não se detém na crítica, mas apresenta uma nova perspectiva de análise baseada no enfoque vigotskiano, descortinando novos horizontes para a compreensão do significado e relevância da personalidade do professor no exercício da prática educativa. Por esses motivos recomendo, vivamente, a leitura atenta da presente obra por todos os que se interessam direta ou indiretamente pela problemática educativa. E considero de todo pertinente sua adoção nos cursos voltados para a formação inicial de professores dos diferentes graus de ensino, como é o caso da pedagogia e das licenciaturas, assim como nos programas de formação continuada dos docentes que já se encontram no exercício do magistério.
Dermeval Saviani
Professor Emérito da Unicamp
Política de privacidade e segurança | Política de vendas | Fale Conosco
+55 (19) 3249-2800