88 de 134 produtos cadastrados na categoria Educação contemporânea

Vigotski e o "aprender a aprender": crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana

Autor: Newton Duarte

Nº da Edição: 5ª Edição (2011 )

Isbn: 978-85-85701-91-8

Neste livro o autor polemiza com uma tend~encia que estaria se tornando dominante entre os educadores que buscam, no terreno da psicologia, fundamentação em Vigotski: a tendência a interpretar as ideias desse psicólogo numa ótica que as aproxima a ideários pedagógicos centrados no lema "aprender a aprender". Aliás, mais do que um lema, o "aprender a aprender" significa, para ma ampla parcela dos intelectuais da educação na atualidade, um verdadeiro símbolo das posições pedagógicas mais inovadoras, progressitas e, portanto, sintonizadas com o que seriam as necessidades dos indivíduos e da sociedade do século XXI. Neste livro, o autor aponta para o papel ideológico desempenhado por esse tipo de apropriação das ideias de Vigotski, qual seja, o papel de manutenção da hegemonia burguesa no campo educacional, por meio da incorporação da teoria vigotskiana ao universo ideológico noeliberal e pós-moderno.

Prefácio à seguda edição

Considerações iniciais

Capítulo 1: O lema "aprender a aprender" nos ideários educacionais contemporâneos

Capítulo 2: Neoliberalismo, pós-modernismo e construtivismo

Capítulo 3: A historicidade do ser humano e o esvaziamento da invividualidade na sociedade capitalista

Capítula 4: Em defesa de uma leitura marxista da obra de Vigotski

Capítulo 5: A crítica radical de Vigotski a Piaget

Capítulo 6: A psicologia de Piaget é sociointeracionista

considerações finais

Referências bibliográficas

Sobre o autor

Newton Duarte nasceu na cidade de São Paulo em 1961. Graduou-se em pedagogia pela UFSCar, onde também fez seu mestrado em educação. Doutorou-se pela Faculdade de Educação da Unicamp e fez pós-doutorado na Universidade de Toronto, Canadá, e na Universidade de Sussex, Inglaterra. É professor titular do Departamento de Psicologia da Educação na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp, campus de Araraquara. O autor coordena o grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação.

Autor: Newton Duarte

ISBN: 978-85-85701-91-8