109 de 132 produtos cadastrados na categoria Educação contemporânea

Filosofia da práxis e didática da educação profissional

Organizadores: Ronaldo M. de Lima Araujo e Doriedson S. Rodrigues

Nº da Edição: 1ª edição (2011)

Isbn: 978-85-7496-257-3

“[...] A ênfase das análises aqui expostas no vínculo daeducação profissional com a luta de classes e com o resgate da práxis comohorizonte de superação das relações sociais e educativas capitalistas, de formasimples e original, indica que é possível uma concepção de educação profissionalantagônica à visão unidimensional e instrumental mercantil. Isto implica,todavia, a contraposição entre a ação concreta e o didatismo ou pragmatismo doadestrar para o “saber fazer”, uma didática centrada na concepção e construçãodialéticas do conhecimento, em que se articulam trabalho (produção da vida),cultura e ciência.

[...] Uma obra, portanto, de amplo interesse não apenas aosprofissionais da educação básica e técnico-profissional, esta atualmente emampla expansão no Brasil, mas também aos docentes de graduação e pós-graduaçãona formação de quadros com vínculo orgânico com as lutas dos movimentos sociaise do conjunto da classe trabalhadora por sua emancipação humana.”

Gaudêncio Frigotto

Prefácio (Gaudêncio Frigotto).................................v

Apresentação.......................................................1

Referências sobre práticas formativas em educaçãoprofissional: o velho travestido de novoante o efetivamente novo....................................................................7

Ronaldo M. deLima Araujo

Doriedson S.Rodrigues

Referências sobre práticas formativas em educaçãoprofissional: a perspectivahistórico-crítica como contra-hegemonia às novaspedagogias.................................45

Marise Nogueira Ramos

Organização curricular da educaçãoprofissional........67

Maria RitaNeto Sales Oliveira

Trabalho e educação na Amazônia: uma experiência de educação dos trabalhadores..............89

GilmarPereira da Silva

Educação profissional e luta de classes: um debate em torno da centralidadepedagógica do trabalho e do princípio educativo da práxis.................................................113

Justino deSouza Júnior

Sobre os autores..................................................145

Ronaldo Marcos de Lima Araujo é pedagogo e concluiu o doutorado em educação pela Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2000. Atualmente, é profssor adjunto da UFPA, onde coordena dois projetos de pesquisa financiados pela Coordenação de Aperifeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo CNPq, atuando na área de educação, com ênfase em trabalho e educação, mais especificamente com educação profissional. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPA, foi coordenador do GT de Trabalho e Educação da Associação Nacional de Pós-graduação em Educação (Anped) e atualmente coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho e Educação do Estado do Pará (GEPTE) da UFPA.

Doriedson do Socorro Rodrigues é graduado em letras e educação física, mestre em letras pela UFPA e dutorando em educação pela UFPA. É professor assistente II da UFPA. Desde 2008 integra o Projeto de Pesquisa "As práticas formativas em educação profissional do estado do Pará: em busca de uma didática da educação profissional", vinculado ao GEPTE da UFPA.

Organizadores: Ronal M de Lima Araújo e doriedson S. Rodrigues

ISBN: 978-85-7496-257-3