108 de 137 produtos cadastrados na categoria Educação contemporânea

Filosofia da práxis e didática da educação profissional

Organizadores: Ronaldo M. de Lima Araujo e Doriedson S. Rodrigues

Nº da Edição: 1ª edição (2011)

Isbn: 978-85-7496-257-3

Dimensões: 14x21 cm

“[...] A ênfase das análises aqui expostas no vínculo daeducação profissional com a luta de classes e com o resgate da práxis comohorizonte de superação das relações sociais e educativas capitalistas, de formasimples e original, indica que é possível uma concepção de educação profissionalantagônica à visão unidimensional e instrumental mercantil. Isto implica,todavia, a contraposição entre a ação concreta e o didatismo ou pragmatismo doadestrar para o “saber fazer”, uma didática centrada na concepção e construçãodialéticas do conhecimento, em que se articulam trabalho (produção da vida),cultura e ciência.

[...] Uma obra, portanto, de amplo interesse não apenas aosprofissionais da educação básica e técnico-profissional, esta atualmente emampla expansão no Brasil, mas também aos docentes de graduação e pós-graduaçãona formação de quadros com vínculo orgânico com as lutas dos movimentos sociaise do conjunto da classe trabalhadora por sua emancipação humana.”

Gaudêncio Frigotto

Prefácio
Gaudêncio Frigotto

Apresentação

Referências sobre práticas formativas em educação profissional: o velho travestido de novoante o efetivamente novo
Ronaldo M. de Lima Araujo e Doriedson S. Rodrigues

Referências sobre práticas formativas em educação profissional: a perspectivahistórico-crítica como contra-hegemonia às novas pedagogias
Marise Nogueira Ramos

Organização curricular da educação profissional
Maria Rita Neto Sales Oliveira

Trabalho e educação na Amazônia: uma experiência de educação dos trabalhadores
Gilmar Pereira da Silva

Educação profissional e luta de classes: um debate em torno da centralidade pedagógica do trabalho e do princípio educativo da práxis
Justino de Souza Júnior

Sobre os autores

Ronaldo Marcos de Lima Araujo é pedagogo e concluiu o doutorado em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2000. Atualmente, é profssor adjunto da UFPA, onde coordena dois projetos de pesquisa financiados pela Coordenação de Aperifeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo CNPq, atuando na área de educação, com ênfase em trabalho e educação, mais especificamente com educação profissional. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPA, foi coordenador do GT de Trabalho e Educação da Associação Nacional de Pós-graduação em Educação (ANPEd) e atualmente coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho e Educação do Estado do Pará (GEPTE) da UFPA.

Doriedson do Socorro Rodrigues é graduado em letras e educação física, mestre em letras pela UFPA e dutorando em educação pela UFPA. É professor assistente II da UFPA. Desde 2008 integra o Projeto de Pesquisa "As práticas formativas em educação profissional do estado do Pará: em busca de uma didática da educação profissional", vinculado ao GEPTE da UFPA.

Organizadores: Ronaldo M. de Lima Araújo e Doriedson S. Rodrigues

ISBN: 978-85-7496-257-3