113 de 136 produtos cadastrados na categoria Educação contemporânea

Filosofia da práxis e didática da educação profissional

Nº da Edição: 1ª edição (2011)

Isbn: 978-85-7496-257-3

“[...] A ênfase das análises aqui expostas no vínculo da educação profissional com a luta de classes e com o resgate da práxis como horizonte de superação das relações sociais e educativas capitalistas, de forma simples e original, indica que é possível uma concepção de educação profissional antagônica à visão unidimensional e instrumental mercantil. Isto implica, todavia, a contraposição entre a ação concreta e o didatismo ou pragmatismo do adestrar para o “saber fazer”, uma didática centrada na concepção e construção dialéticas do conhecimento, em que se articulam trabalho (produção da vida), cultura e ciência.

[...] Uma obra, portanto, de amplo interesse não apenas aos profissionais da educação básica e técnico-profissional, esta atualmente em ampla expansão no Brasil, mas também aos docentes de graduação e pós-graduação na formação de quadros com vínculo orgânico com as lutas dos movimentos sociais e do conjunto da classe trabalhadora por sua emancipação humana.”

Gaudêncio Frigotto

Prefácio (Gaudêncio Frigotto).................................v

Apresentação.......................................................1

Referências sobre práticas formativas em educaçãoprofissional: o velho travestido de novoante o efetivamente novo....................................................................7

Ronaldo M. deLima Araujo

Doriedson S.Rodrigues

Referências sobre práticas formativas em educaçãoprofissional: a perspectivahistórico-crítica como contra-hegemonia às novaspedagogias.................................45

Marise Nogueira Ramos

Organização curricular da educaçãoprofissional........67

Maria RitaNeto Sales Oliveira

Trabalho e educação na Amazônia: uma experiência de educação dos trabalhadores..............89

GilmarPereira da Silva

Educação profissional e luta de classes: um debate em torno da centralidadepedagógica do trabalho e do princípio educativo da práxis.................................................113

Justino deSouza Júnior

Sobre os autores..................................................145

Doriedson do Socorro Rodrigues é graduado em Letras e Educação Física, mestre em Letras pela UFPA e doutorando em Educação pela UFPA. É professor assistente II da UFPA. Em seu projeto de tese vem discutindo questões de classe e consciência de classe, trabalho como princípio educativo e saberes sociais no interior de atividades produtivas de pescadores artesanais. Desde 2008 integra o Projeto de Pesquisa "As práticas em educação profissional no estado do Pará: em busca de uma didática da educação profissional", vinculado do Gepte da UFPA.

Ronaldo M. de Lima Araújo é bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pedagogo, concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2000. Atualmente, é professor adjunto da UFPA, onde coordena dois projetos de pesquisa financiados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo CNPq, atuando na área de educação, com ênfase em trabalho e educação, mas especificamente com educação profissional. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA, foi coordenador do GT de Trabalho e Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (Anped) e atualmente coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho e Educação do Estado do Pará (Gepte) da UFPA.

Organizadores: Doriedson do Socorro Rodrigues e Ronaldo M. de Lima

ISBN: 978-85-7496-257-3